quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Um dia vou conseguir escolher como reagir ao que os outros dizem...

Ontem li uma frase de uma pessoa que admiro bastante e que tento acompanhar o trabalho, o Pedro Vieira. Escrevia ele: "As pessoas podem chamar-te muitas coisas. Isso diz pouco sobre ti e diz muito sobre elas. E isso é válido tanto para os insultos como para os elogios!"

Podia dizer que ontem foi o dia certo para ler esta frase, mas a verdade é que:
1 - eu já a conhecia;
2 - tem sido recorrentes os exemplos em como isto é verdade na minha vida.

Ora vejamos, quando alguém nos diz alguma coisa, sobre nós, sobre o nosso trabalho, sobre o nosso comportamento, está a reflectir sobre nós AS SUAS próprias experiências, as suas próprias expectativas e eu diria mais, o seu próprio mapa mundo - simplificando, a sua perspectiva sobre nós. Isso não diz muito sobre o que nós somos, diz somos o que essa pessoa acha sobre nós. A maneira como ela nos lê (ou nos vê, ou nos sente, ... ).

Como já partilhei aqui, estou grávida. Isso dá azo a comentários diversos sobre a minha barriga! De repente, "toda a gente" (passando o exagero) à minha volta se tornou expert em barrigas de grávida. E acreditem, já ouvi de tudo!

"Tchiii que barriga tão grande, são gémeos?"
"Ai, estás enorme! Estás no fim do tempo?"
"Bem, vais ter uma bebé enorme, se já estás assim"
"Não vais chegar ao fim do tempo com essa barriga"
e a mais recente...
"ISSO ainda vai crescer mais?"


ora bem, ISSO é a minha barriga, obrigado! e vai crescer o que tiver de crescer tendo em consideração que não sou propriamente eu que decido o tamanho que ela vai ter. Ontem vi também comentários a outra barriga de futura mamã em que os comentários eram exactamente os opostos:

"estás grávida? nem tinha reparado, estás de pouco tempo, não?" (está de 7 meses)
"ui que barriga tão pequenina, o bebé nem deve ter espaço!"
"vais ter um bebé tão pequenino"
"nem te deves sentir grávida, pois não?"

Portanto, com isto concluo que há um tamanho certo de barriga de grávida. A sério! Nunca me tinha apercebido disso. Mas faz todo o sentido, se umas são grandes demais e outras pequenas demais, algures aí pelo meio deve haver o tamanho certo de barriga. E eu que nem suspeitava disso!! :)

Ora, se estes comentários reflectem mais sobre a pessoa do que sobre mim, fico bastante mais descansada. Se calhar a pessoa está a dizer que a barriga é grande ou pequena COMPARATIVAMENTE À dela. Ok, tem uma (ou mais, consoante o número de filhos) experiência de barrigas, com um determinado tamanho e usa como termo de comparação. 

A parte engraçada é que alguns comentários destes são feitos por homens! O que quererá isso dizer sobre eles? hi hi hi

Brincadeira à parte, a questão principal é que isto é valido para barrigas de grávidas, para decisões que tomamos na nossa vida, para atitudes que temos no trabalho, para a maneira como decidimos viver a nossa relação... e tudo o resto.

Um dia vou conseguir...escolher como reagir ao que os outros dizem! Porque no fundo é disso que se trata. Posso escolher ficar ofendida, ou escolher ficar satisfeita ou escolher que me seja indiferente. Posso escolher como me sentir acerca disso e como reagir!

E eu para já escolho sorrir e guardar para mim estes pensamentos!

JS




Sem comentários:

Enviar um comentário

hoje é o dia...em que vou comentar este blog!