terça-feira, 28 de janeiro de 2014

"Bom dia!" ... "Não sei onde!"

Ás vezes dou por mim a pensar que as pessoas realmente são um mundo infindável de inspiração para mim.

Hoje, no trabalho, ouvi um senhor a chegar e a dizer, numa voz bem alta e agradável, "Bom dia"! A resposta que ouviu foi um amargo "Não sei onde", e o senhor lá concordou, num tom de voz bem mais baixo, "realmente, com esta chuva". Seguiu-se silêncio. Quão diferente poderia ter sido esta conversa/ interacção se a resposta tivesse sido outra.

Todos os dias assisto a diálogos assim. Alguém que se queixa da chuva. Mas se não for da chuva, é do sol e do calor. Se não for do sol, é do vento, do cansaço, de ter muito que fazer, de não ter nada para fazer, de ter dormido mal, de ter dormindo cedo demais, da crise, de tudo...

Algumas pessoas estão tão centradas no que de menos bom as rodeia, que se esquecem de tudo o resto que têm. E circula por aí um discurso negativo, colado ao que se vê nas notícias, em que impera o desânimo, a insatisfação, a descrença.

Não queria entrar pelo caminho do optimismo / pessimismo, mas assisto cada vez mais a pessoas que insistem num discurso negro, pesado, carregado de amargura. E onde é que esse discurso as leva? A um mundo negro, pesado e carregado de amargura.

E mudando o discurso, mudamos o mundo?

Sim! A verdade é que o "mundo" é uma representação nossa, uma construção nossa feita através do que captamos da realidade. Logo, o nosso discurso pode mudar a nossa representação da realidade. Podemos mudar o nosso mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

hoje é o dia...em que vou comentar este blog!