quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Alguma coisa mudou!

Não sei se a minha vida mudou ou se fui eu que mudei.  A sério que não sei! Não é que eu fosse daquelas pessoas que passavam a vida a queixar-se de tudo e de nada, mas volta e meia lá surgia um ou outro queixume. Podia ser sobre a vida profissional, sobre a vida académica, sobre a vida emocional ou financeira. Não é que tivesse muitos motivos de queixa, mas existiam.


De uns tempos para cá (tenho uma ideia de quando foi, mas não é bem exata) alguma coisa mudou. Ou a vida ou eu. Vá, sendo sincera, eu sei que fui eu que mudei. Não é que não tenha algumas preocupações relativas ao futuro (que tenho e várias!), mas o que antes me ocupava bastante o pensamento, agora já não ocupa assim tanto. De que vale (pré)ocupar-me com o que ainda não aconteceu? Claro que penso no futuro, tenho dúvidas e incertezas, mas habituei-me a conviver muito saudavelmente com elas.


Fruto da vida profissional (e da minha maneira de ser, talvez) contacto com muitas histórias de vida, de muita gente, gente muito diferente. Ouço desabafos, pessoas sem rumo, pessoas cuja vida virou do avesso, desgaste atrás de desgaste, infortúnios, insatisfação, medos e tristezas. Quase sempre encontro pelo meio do discurso algumas oportunidades, alternativas, tento mostrar portas e janelas (e ás vezes apenas buracos de fechaduras). Não é fácil, e por vezes não tenho mesmo mais nada para oferecer além de um sorriso sincero e um voto de confiança (que aprendi que pode fazer toda a diferença no dia daquela pessoa!).


E no meio disto tudo sinto que aprendi a sentir-me imensamente grata pelo que tenho, por quem tenho e mantenho. Aprecio sinceramente a vida como ela é, exatamente da maneira que é. A valorizar as coisas como elas são.


Se podiam ser melhores? Claro que sim!!! Podiam ser piores? Naturalmente! Mas são como são e é exatamente isso que faz de mim ser como sou: imensamente feliz!


P.S. não, não vejo tudo cor-de-rosa e não, também não sou daquelas pessoas otimistas por natureza. A sério que não! Mas alguma coisa mudou ... e ainda bem!


JS

Sem comentários:

Enviar um comentário

hoje é o dia...em que vou comentar este blog!