terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Um dia vou conseguir perceber a lógica...do trabalho!

Lógica do dia, quanto mais se trabalha, mais trabalho nos dão!

Aqui há uns tempos uma directora de uma escola confessava-me: "sabe, eu sei que isto não tem lógica, mas a nossa maneira de reconhecer o trabalho dos professores que realmente desempenham um bom papel é dar-lhes mais trabalho! Parece castigo, mas a verdade é que confiamos mais em quem dá mais provas e acabamos por sobrecarregar os realmente bons. Os outros, que tentam passar despercebidos, acabam por passar mesmo, porque ninguém confia neles, logo ninguém lhes pede mais nada"

Ora isto é mesmo verdade. Quem trabalha bem, quem dá provas da sua competência, quem se esforça, quem dá o litro, quem veste a camisola, quem diariamente investe, acaba por ser "recompensado" com mais trabalho. 

Contra mim falo, quando tenho alguma coisa urgente para fazer, algum recado importante para deixar, algo para delegar, peço sempre às mesmas pessoas: aquelas em quem já confiei (e correu bem), aquelas que já mostraram ser capazes e competentes (e despachadas). Ás outras não peço nada. E realmente, quem menos se esforça menos responsabilidades acumula. Porque temos receio que falhe, que não seja capaz e preferimos fazê-lo nós.

O problema é que quem é bom (apesar de fazer um esforço consciente por perceber que se é solicitado é por ser efetivamente bom) acaba por se cansar de ser sempre chamado "ao trabalho", quando quem está ao lado, nas mesmas condições, acaba por não ter nem metade das responsabilidades.

No fundo até percebo a lógica e reconheço que não tem muita lógica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

hoje é o dia...em que vou comentar este blog!