terça-feira, 16 de abril de 2013

Causa ou Efeito?

No último post iniciei uma reflexão acerca da causa e do efeito e terminei dizendo que falaria mais da próxima vez. Pois bem, vamos lá!


O que é isto de estar "em causa" ou colocar-me "em efeito"?

Para começar, deixem-me dizer-vos que tanto uma como outra são crenças nossas, ou seja, nós é que fazemos a escolha de "estar em causa" ou em "efeito" e, como tal, somos nós, também, que poderemos fazer a escolha de mudar!

Quando me coloco "em efeito",  assumo que o que me acontece, não depende de mim, não é responsabilidade minha, depende dos outros - logo, não posso fazer nada para mudar. Sou um efeito das circunstâncias e dos outros. A vida "acontece-me".

Quando estou "em causa", assumo responsabilidade por mim, pela minha vida, pelas minhas escolhas. Sou responsável pela maneira como interpreto as coisas, como crio as minhas perceções, como assumo as circunstâncias.


E vocês, estão em causa ou colocam-se em efeito? Em que situações se colocam em efeito?


Boas reflexões!


JS

Sem comentários:

Enviar um comentário

hoje é o dia...em que vou comentar este blog!