quarta-feira, 29 de maio de 2013

Significado(s)

Ás vezes questionam-me o que é que X ou Y significa. Estamos habituados a atribuir significados a tudo. Ao tempo, ao transito, às atitudes, aos comportamentos, aos acontecimentos, às histórias, a tudo!

E a resposta, invariavelmente, será: o que é que quer que signifique? o que deixa as pessoas sempre muito perplexas!


A proposta de reflexão de hoje é mesmo essa. Quem escolhe o que significam os acontecimentos somos nós.

Ás vezes atribuimos significados que não gostamos e/ou não nos ajudam. Outras vezes atribuimos significados positivos/ que nos ajudam. E se pensarmos que essa escolha é da nossa responsabilidade, a vida pode tornar-se mais simples!

Exemplos práticos:
1 - Recentemente sairam notícias a falar do tempo menos característico desta altura do ano, possibilidades de não existir Verão, etc, etc. - vamos lá à nossa pergunta:o que é isso significa? as reações que tenho obtido, são "significa que as férias estão estragadas", "significa que há mais transito", "significa que não podemos usar roupas mais leves", "significa que até o tempo está em crise" (ouvi mesmo esta explicação e achei tão curiosa!)
ora e se não significasse nada disto??
Porque se eu escolho o que significa, posso escolher que signifique que a chuva fará com que não haja tanto polén a circular no ar (logo as pessoas com problemas respiratórios saem beneficiadas), significa que vou poder continuar sem ligar o ar condicionado, e pode não significar nada, porque é apenas uma possibilidade/ previsão que pode até nem se concretizar.


2- Partilharam comigo o seguinte "o meu chefe está sempre a dar-me mais trabalho, deve mesmo odiar-me, deve fazer isso só para me chatear"
Estamos perante um significado, escolhido pela pessoa, para representar um acontecimento recorrente no seu dia a dia - o chefe atribui-lhe mais trabalho, logo o chefe não deve gostar da pessoa.
Vamos mudar o significado? "o meu chefe está sempre a dar-me mais trabalho, deve confiar mesmo em mim para me atribuir tantas responsabilidades"; "o meu chefe está sempre a dar-me mais trabalho, deve achar que eu desempenho bem as minhas tarefas"; "o meu chefe está sempre a dar-me mais trabalho,deve saber que eu resolvo sempre tudo o que me pede"
e poderiamos continuar por aí!


agora pergunto: e todas aquelas coisas que interpretamos negativamente na nossa vida? Podemos re-significá-las para as tornar positivas?

Boas reflexões,


JS

Sem comentários:

Enviar um comentário

hoje é o dia...em que vou comentar este blog!