terça-feira, 14 de maio de 2013

Medo - parte 2 - O prometido é devido!

Pois bem, se prometi falar-vos de outras reações ao medo, hoje é disso mesmo que vou falar.


perante uma situação de medo, que outras reações podemos ter?

Falo-vos destas:
Fuga
Ataque
Submissão


Assumimos uma atitude de fuga, quando nos desviamos da situação que nos causa medo. Quando procuramos refugirar-nos no trabalho para desviar a atenção dos problemas em casa. Quando dizemos estar demasiado ocupados para ir àquele compromisso (que nos intimida). Quando preferimos ficar em casa do que arriscar "confronto" com aquela pessoa. Quando nos despedimos de um trabalho que nos provoca medo. Quando desistimos de estudar.


Assumimos uma atitude de ataque, quando confrontados com uma situação que nos desencadeia medo, decidimos ir em frente. Quando provocamos uma discussão. Quando confrontamos o outro antes de sermos confrontados. Quando nos colocamos num estado de fúria, revolta.


Assumimos uma atitude de submissão quando, perante uma situação que nos intimida, nos deixamos estar. Não reagimos e nos submetemos ao que nos é pedido, ao que nós é "proposto" mesmo que seja contra a vontade que temos. Quando delegamos as decisões da nossa própria vida. Quando nos preferimos "queixar" a mudar as coisas.


Que outras atitudes perante o medo conhecem? Qual é a estratégia que costumam usar? Costuma resultar?

Na próxima falo-vos na estratégia que parece resultar melhor para a maioria das pessoas.


Boas reflexões,

JS

Sem comentários:

Enviar um comentário

hoje é o dia...em que vou comentar este blog!